Bem Vindos ao Fórum Mania Hamster! Dicas, Ajuda, Tópicos & Cia!, D


    Sobre os Topolinos

    Compartilhe

    JosyAngelz
    Admin

    Mensagens : 9
    Data de inscrição : 13/11/2011
    Idade : 20
    Localização : Rio de Janeiro - Brasil

    Sobre os Topolinos

    Mensagem  JosyAngelz em Dom Nov 13, 2011 2:27 pm

    Olá! Very Happy

    Hoje irei ensinar sobre Topolinos, mesmo falando sobre Hamsters, neste fórum adicionei um tópico falando sobre topolinos e relembrando o quanto são fofos e essenciais para nossa vida. Mesmo sendo camundongos. Irei comemorar o dia em que irei ganhar um topolino com esse tópico! Very Happy



    Este simpático roedor trata-se de um pequeno camundongo da espécie Mus muscuculus. Conhecido nos EUA e na Europa como mini mouse, este bichinho está virando moda e se tornando um dos pets mais procurados. No Brasil, ele também sem sendo muito requisitado como animal de estimação também.

    Agitado, este pequenino mede em torno de 8 a 13 cm (incluindo o rabo) e pesa em torno de 21 gramas. Por causa do seu tamanho e rapidez, não é muito indicado para crianças pequenas, pois ele consegue passar pelos dedos com facilidade, podendo espaçar ou cair.

    Foi através dos laboratórios de pesquisas, que o homem foi redescobrindo e através de experiências, “criar” um roedor dócil. A idéia inicial, era usar o topolino como cobaia, mas com a quantidade de fãs que este pequeno roedor ganhou atualmente organizações lutam para que o topolino não seja sacrificado em nome da ciência.

    Além de ter um aspecto digamos assim, “fofo”, o topolino possui grandes habilidades de escalar, saltar e uma resistência notável a fadiga. Orienta-se através de seus bigodes, possui um grande senso de equilíbrio e postura graciosa.

    Tem uma visão razoável, mas possui um excelente olfato e audição. Atinge a sua maturidade sexual entre 42 a 45 dias e uma gestação de 21 dias, podendo dar de 3 a 8 filhotes, podendo ter de 5 a 6 ninhadas por ano.



    _ Topo _

    ____________________________________________________

    Alimentação

    São onívoros, mas preferem comer grãos e cereais como: aveia, semente de girassol, flocos de milho, etc. Em cativeiro, pode-se complementar sua alimentação com ração própria para roedores.

    _ Topo _

    ____________________________________________________

    Limpeza

    Como os hamsters e ratos em geral, se auto limpam (o que dispensa o banho), mas o criador pode “ajudar” a manter a higiene do animal limpando a gaiola duas vezes por semana.

    _ Topo _

    ____________________________________________________

    Gaiola

    No caso do topolino, é importante que a gaiola tenha as grades estreitas, senão ele poderá escapar facilmente, e fundo de plástico. Pode-se também optar pelo aquário de vidro, desde que tenha uma tampa que passe ar para o animal respirar.

    Na gaiola, não se esqueça do comedouro, do bebedouro e da rodinha, pois como o hamster, a rodinha é um item fundamental para eles, pois o roedor tem a necessidade de se exercitar. Para forrar a gaiola, pode-se usar areia de gato ou serragem especifica para roedores, vendida em qualquer pet shop.

    _ Topo _

    ____________________________________________________

    Domesticação

    O bom do topolino é que não há a necessidade de se domestica-lo para poder manusear o animal (como o hamster, por exemplo), pois é de sua natureza ser dócil. Só um conselho que dou, é ao brincar com ele, tome cuidado para que o mesmo não entre debaixo de nenhum móvel e possa vir se machucar.

    _ Topo _

    ____________________________________________________

    Dicas

    O topolino é extremamente noturno, mas com o tempo, pode-se tornar ativo durante o dia. Você também pode oferecer papel branco (higiênico, toalha ou guardanapo) a ele, pois aquece e distrai o animal.

    Para saber o sexo do topolino, basta segura-lo pelo rabo e observar a sua genitália. A pessoa pode ver o escroto claramente no macho quando adulto, e a distância entre o ânus e os órgão genitais são aproximadamente 3 vezes o da fêmea.

    O topolino geralmente tem o pêlo branco, mas pode apresentar a pelagem colorida. As principais cores são preto com branco e marrom claro com branco. Os olhos são vermelhos, mas alguns tipos de topolino podem apresentar o olho preto.

    O único contra, a meu ver, deste animal é seu tempo de vida. Ele vive cerca de um ano, podendo chegar ao máximo um ano e meio.

    Todos os textos de Topolinos são de: Natalinha Vieira

    _ Topo _

    ____________________________________________________

      Data/hora atual: Sex Nov 24, 2017 9:55 am